O mapa natal chamado também de carta natal ou horóscopo de nascimento é a mandala pessoal na linguagem da Astrologia Ocidental. O mapa natal contem códigos, chaves, informações preciosas das potencialidades e desafios da pessoa.
O seu desenho é sempre o mesmo para toda a vida da pessoa, no entanto a medida que o autoconhecimento se aprofunda e a consciência de si se expande, a leitura do mapa vai revelar sempre novas informações, por isso é que ganha o valor de mandala pessoal. Existem várias técnicas de interpretação do Mapa natal que conseguem levantar informações da personalidade que só experimentando para acreditar na extensão e importância de seu alcance.
A análise do mapa natal revela dados preciosos sobre a identidade da personalidade. A pessoa, reconhecendo-se através do mapa natal fortalece sua identidade e compreende melhor suas diferenças do geral. O acesso ao mapa permite afinar, sintonizar a vida ao que se tem de original e único e assim agir com mais facilidade, naturalidade, satisfação e possibilidades de sucesso. O mapa é uma via de acesso à singularidade, o que permite identificar melhor jeito pessoal, vocação, missão pessoal, assim como os caminhos e estratégias de realizar aquilo que se quer com mais assertividade, eficiência, naturalidade e probabilidades de sucesso.
O Mapa Natal é o projeto cósmico pessoal e ao mesmo tempo caminho de "volta para casa", ele contem o que se traz do passado, o que se manifesta no presente e o modula o futuro. O mapa é uma dádiva, um presente do céu para facilitar o entendimento da entidade pessoal e as potencialidades prometidas. Aquele que conhece a linguagem da Astrologia pode ler no mapa natal de uma pessoa: - potencialidade de comportamento em todos os setores da vida - tendências vocacionais: dons, talentos e potencialidades, originais e únicos, que podem fazer a diferença e trilhar o sucesso. - possíveis talentos, habilidades, mas também faltas e defeitos. - formas de expressão das diferentes funções da personalidade associada aos planetas e sua situação astrológica. - possíveis dramas e enredos que viverá na família, nos relacionamentos, na profissão, com amigos, na intimidade (amor e sexo). - tipo emocional, mental, físico e energético. - como a pessoa gosta de ser tratada. - possíveis medos e pontos fracos. - o que lhe atrai em outras pessoas. - o que valoriza nos outros . - etc...